Costa "surpreendido" com intenção de Sá Fernandes
O presidente da Câmara de Lisboa respondeu desta forma ao vereador do CDS João Gonçalves Pereira, que o tinha interpelado sobre a matéria. Em carta a que o DN teve acesso, o vereador afirma estar satisfeito com o facto do assunto ter sido agendado para a próxima reunião com o tema na mesa, "que, do ponto de vista do património, é destrutiva e no mínimo legalmente controversa".
Ainda assim. Gonçalves Pereira critica a surpresa de António Costa, pois "se o tema tem sido levado ao Executivo antes de factos consumados, como devia ter democraticamente acontecido, provavelmente ter-se-ia evitado uma querela inútil e uma decisão errada", recomendando o candidato às primárias do PS para coordenar melhor os vereadores com pelouros na sua maioria.
O centrista apela ao autarca que mande Sá Fernandes "estar sossegado" e a "não tomar mais decisões" sobre a Praça do Império, exceto o seu dever de conservar o jardim, até o colégio dos vereadores analisar o tema e tomar decisões.
O vereador conclui ainda que o CDS vai propor a recuperação e manutenção da identidade dos jardins, por serem parte do percurso histórico e expressão lusófona.